Apresentação

Olá, eu sou o Alex Simonetti!

Nasci em 1974 e sou apaixonado por fotografia desde pequeno. Ainda criança, nos anos 80, tive uma câmera Olympus Trip 35, que guardo com carinho até hoje, e era eu quem sempre tirava as fotos dos passeios e viagens de família, além das fotos do cotidiano. Passei depois por algumas câmeras Kodak 35mm, e já tinha armazenado vários milhares de fotos quando chegou a era digital.

Aos 16 anos tive a oportunidade morar nos EUA por 1 ano. Mesmo estando ainda na era dos filmes, foi uma era de ouro para minha fotografia: tirei mais de 600 fotos naquele ano. Eu faço questão de lembrar deste número, pois para mim era uma quantidade absurda naquele tempo. Hoje em dia, 600 fotos é um número bastante conservador para se tirar em um ensaio de moda de 1-2 horas.

O tempo passou, a tecnologia avançou e veio a era digital. Entrei na fotografia digital primeiro com uma câmera Canon e mais recentemente com equipamentos da Nikon. A facilidade de se poder ver a foto instantaneamente abriu uma porta enorme: a da experimentação. Não que isto não fosse possível com filme, mas poder observar o resultado da experiência imediatamente é uma facilidade enorme.

AC-591-4609255Como um apaixonado pela fotografia, sempre fui também um estudioso. Ávido leitor, sou um fã de Ansel Adams, Robert Doisneau, Henri Cartier-Bresson, Joe McNally, os quais tenho como principais referências (em especial Cartier-Bresson), e alguns seletos outros.

Apesar de autodidata, tenho uma qualificação formal em Fotografia Digital certificada pela Alison, que publica o curso Digital Photography da Universidade de Harvard, (do cuso de Computer Science, CS107, Harvard) além de vários workshops.

 

A adoção da fotografia como atividade profissional permite expressar-me artísticamente, mas não me limitando aos trabalhos profissionais: faço vários ensaios autorais, e estou sempre em busca da foto perfeita, do momento, da luz, do objeto perfeitos.

A arte da fotografia, no entanto, não é a única que me atrai: já enveredei pela música, em especial por violões e guitarras, e atualmente estudo gaita. Já escrevi um livro (que por ser voltado para informática, foge completamente da área, mas por que não?!), já fui professor de inglês por 5 anos, já pratiquei competitivamente alguns esportes, já desenvolvi apps para celulares, já fui consultor na área de TI, e por aí vai, mas é a fotografia que eu resolvi abraçar.