O Melhor da Fotografia Latino-americana

Brasileiro Maurício Lima leva o título de melhor do ano em Fotografia Latino-Americana do NY Times

Recentemente o NY Times, em seu blog LENS, publicou uma matéria sobre o concurso “The Best Latin American Photography” (O Melhor da Fotografia Latino-americana), em que o melhor fotógrafo do ano da terceira edição do concurso foi nominado. Qual não foi minha grata surpresa ao descobrir que o título de melhor fotógrafo do ano foi concedido a um brasileiro, o fotógrafo Maurício Lima, em fotos como correspondente para o NY Times.

Sem desmérito algum para o campeão, mas este artigo vai de encontro ao meu artigo anterior, sobre a falência do fotojornalismo brasileiro. O Brasil tem excelentes fotógrafos, de classe mundial e respeitados dentro e fora do país, mas as nossas mídias  – impressas ou digitais – não sabem, ou optam por, não tirar proveito destes talentos e continuam, dia após dia, ilustrando suas matérias com fotos medíocres.

Voltando ao artigo do NYT,  todas as fotos do Maurício Lima que participaram do juri, que neste ano aconteceu em San Miguel de Allende, México, foram feitas enquanto correspondente para aquele jornal, e que as que mais chamaram a atenção do juri foram de seu trabalho na Ucrânia, no meio da guerra que ainda assola o país.

 

Ukraine, The Best Latin American Photography, Mauricio Lima for The New York Times
Irina Dovgan, a pro-Ukrainian activist who was accused by separatists of assisting the Ukrainian Army as an artillery spotter, held a sign that read “She kills our children” as she was harassed by a passer-by on the outskirts of Donetsk. Aug. 25, 2014.Credit Mauricio Lima for The New York Times

Natural de São Paulo, Maurício Lima já executou trabalhos como correspondente fotográfico na Ucrania, Iraque, Afeganistão, Israel, Palestina, Líbia, Turquia, entre outras zonas de conflito. Em 2010 a revista TIME o elegeu o melhor fotógrafo de agência do ano, quando era fotógrafo para a Agence France Press.  Em 2011 ele passou a fotografar para o NY Times. O site Fotografia DG tem uma entrevista com o fotógrafo, além de algumas de suas excelentes fotos.

Mais de 1500 fotógrafo participaram deste concurso, e os demais nomeados na mesma categoria de Maurício Lima foram: em segundo lugar Daniele Volpe, da Guatemala, e Alejandro Cegarra da Venezuela.

 

 

Posted on: maio 25, by : Alex